sexta-feira, 5 de setembro de 2014

DOCUMENTÁRIO SOBRE O KIKI SERÁ EXIBIDO NA ALDEIA CONDÁ


         No próximo domingo, dia 07 de setembro, a comunidade indígena da Aldeia Condá promove o I Encontro dos Kujá( pajés) que realizaram o ritual do kiki em maio de 2011. Às 08h30 os kaingang vão se reunir no salão comunitário da Aldeia para assistir ao documentário “Kiki – o ritual da resistência kaingang”. O filme, que será exibido no idioma kaingang, será assistido pela primeira vez pelos pajés que conduziram o ritual. Na ocasião a Margot Produções, produtora do documentário, fará a entrega de mil DVDs do filme para os organizadores do evento.
“Kiki – o ritual da resistência kaingang” documenta todas as etapas de preparação do kiki que ocorreu na Aldeia Condá em 2011 até o dia da Festa. O principal ritual da cultura kaingang foi observado pela primeira vez, em 1933, na TI Palmas (PR). Em terras catarinenses o ritual foi realizado até os meados dos anos 60 e deixou de ser feito por quase trinta anos. Algumas tentativas foram estimuladas, mas enfrentaram obstáculos como a falta de rezadores. Em 2011, passados 10 anos da realização do último ritual, indígenas da Aldeia Condá, em Chapecó, conseguiram reunir as principais lideranças kaingang e organizaram o Kiki. O Ritual foi conduzido pelos indígenas mais velhos, alguns dos poucos pajés que ainda existem em TIs Kaingang. Os preparativos e a cerimônia atraíram pesquisadores da cultura kaingang, todos muito preocupados com a possível extinção deste ritual. O Ritual também conhecido como de “Festa aos Mortos” ocorre em torno da preparação de uma bebida (kiki) feita com mel, ervas, água que é preparada no cocho de uma araucária.

     O documentário tem 34 minutos e foi dirigido por Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. A produção que teve início em 2011 com a gravação do ritual e foi finalizada em 2014, teve o apoio da Unochapecó, Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica), Curso de Ciências da Religião (Unochapec), Consórcio Itá, Diocese de Chapecó, Prefeitura Municipal de Chapecó através da Secretaria de Cultura, Aurora Alimentos e Yázigi. 

0 comentários:

Postar um comentário